O que aproveitar uma refeição significa pra você?

“Hoje vou naquele restaurante que eu gosto então vou aproveitar pra comer o máximo de pizzas que aguentar”. Quem nunca disse ou ouviu algo parecido?

Não dá pra negar que vivemos em uma sociedade que tá o tempo todo nos dizendo que quanto mais, melhor, mesmo que não precisemos de tanto. O maior sanduíche por um custo baixo, a maior garrafa de refrigerante compensa mais, o pacote com 6 é bem melhor que comprar 1 só. E assim aprendemos que “fazer valer” é muito mais sobre a quantidade do que realmente aproveitar. É muito mais sobre os sinais externos do que como realmente nos sentimos.

No último sábado, fui tomar café da manhã fora e refleti bastante sobre o que é aproveitar de verdade. Pra mim, é sobre curtir o caminho, a vista, as companhias. Pedir aquilo que você tem vontade no cardápio. Comer devagarzinho, aproveitando, porque poxa, nada melhor do que comer EXATAMENTE aquilo que você queria. É sobre as conversas, ser bem recebido. É sobre ouvir os sinais do seu corpo – por que ele não deixa de falar com você só porque é um rodízio! – e saber que às vezes o melhor pra ele vai ser pedir pra levar pra viagem e, em outras, passar um pouco da saciedade, e tá tudo bem. É sobre levantar da mesa feliz sabendo que você realmente aproveitou tudo que podia, da forma que fazia sentido naquele momento.

Quando se trata de comida, aproveitar tem muito mais a ver com a forma como se come do que o que ou quanto se come.

Qual foi a última vez que você aproveitou uma refeição de verdade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *