As consultas com nutricionista comportamental são diferentes das consultas em nutrição tradicionais, e proporcionam verdadeiras transformações na alimentação. Vem entender melhor!
Nutricionista comportamental
O nutricionista comportamental é o profissional que trabalha como terapeuta nutricional ou com aconselhamento nutricional. O nutricionista incentiva a autonomia do paciente, considerando suas emoções, contexto cultural e social e também história com a alimentação, proporcionando um cuidado completo que vai além de calorias e nutrientes.
O paciente e o nutricionista comportamental trabalham de forma conjunta na organização da alimentação e estabelecimento de metas, pois o profissional é um guia, um facilitador do processo, e não o centro do acompanhamento. O foco é o paciente!
Além disso, o nutricionista irá utilizar ferramentas que favoreçam a autopercepção por parte do paciente, como o diário alimentar, atividades de consciência e reconhecimento de fome e saciedade e a criação de estratégias para lidar com os desafios na alimentação, como o comer emocional e gatilhos para comer mesmo na ausência de fome física.
Por isso, as consultas com a abordagem comportamental são indicadas para pacientes que desejem se aprofundar em todos os aspectos relacionados a alimentação, numa condução respeitosa e gentil.
Intervalo entre consultas
Apesar de as consultas avulsas serem uma possibilidade, os programas nutricionais são indicados, pois é impossível mudar comportamentos em apenas 1 dia, não é mesmo? Além disso, ao contrário das consultas tradicionais que geralmente possuem um intervalo de 30 a 45 dias entre elas, na abordagem comportamental os pacientes se beneficiam muito de um contato mais próximo, com consultas semanais, quinzenais ou a cada três semanas, a depender do caso.
Isso porque buscamos mais do que avaliar resultados na balança e medidas nesse tempo, ou fazer alterações no plano alimentar. Queremos: entender desafios na rotina ou situações sociais e trabalhar emoções e pensamentos que interferem na relação com a comida, por exemplo.
Consultas com nutricionista comportamental
Na primeira consulta, o nutricionista vai entender seu histórico com a alimentação e com o corpo, o que você mais ama comer e o que não gosta nem um pouco, rotina de trabalho, atividade física e de organização, possíveis doenças e uso de medicamentos e suplementos e o que mais for importante para você.
São criadas metas realistas dentro do seu objetivo e necessidades, além da possibilidade de haver algum tipo de combinado ou atividade para realizar até a próxima consulta, como o diário alimentar ou uma ferramenta de reconhecimento dos sinais físicos de fome e saciedade, por exemplo.
Nas consultas seguintes, você e o nutricionista criam estratégias para lidar com possíveis dificuldades nesse período, se aprofundam em pensamentos e emoções que prejudicam a relação com a comida, ajustam pontos na alimentação e organização das refeições, realizam atividades práticas de acordo com as suas demandas, evoluem as metas anteriormente estabelecidas e, de novo, conversam sobre o que mais for importante para você.
A duração do acompanhamento pode variar de acordo com as sua disponibilidade e necessidades, e isso pode ser acordado junto com o nutricionista.
Um trabalho bastante completo, né?!
Se cansou de receber apenas um plano alimentar genérico e sente que chegou a hora de realmente cuidar da sua alimentação? Considere realizar um acompanhamento com um nutricionista comportamental!
Estou à disposição para te ajudar a transformar sua alimentação. Entre em contato para mais informações e tirar todas as suas dúvidas!

Deixe um comentário