O que é a Nutrição Comportamental?

nutrição comportamental

Apesar de se popularizar cada vez mais, ainda existem muitas dúvidas sobre o que é a Nutrição Comportamental.

Primeiramente, precisamos entender que a abordagem comportamental da Nutrição e Nutrição Comportamental são coisas diferentes! Te explico:

Abordagem comportamental

A abordagem comportamental da Nutrição é uma forma de facilitar a mudança de comportamento alimentar. Não basta saber o que comer ou o que é saudável, certo? A maior parte das pessoas têm o conhecimento. A parte difícil é aplicar na rotina!

Mais do que dizer “coma isso nessa quantidade” ou “evite isso”, é preciso trabalhar com o paciente seu histórico e quais fatores interferem ou facilitam a mudança de comportamento hoje.

Consideramos a história familiar, histórico de peso e suas oscilações ao longo da vida, crenças e pensamentos relacionados à alimentação, ambientes que frequenta, rotina de sono e atividade física, fome e saciedade, comer emocional, hábito de beliscar e comer mesmo sem fome, como são realizadas as refeições, alimentos afetivos e aversivos, transtornos do comportamento alimentar, relação com o corpo, entre outras coisas.

Para isso, além de muita conversa, são usadas ferramentas de apoio como o diário alimentar e outras atividades para maior conexão e percepção da alimentação e sinais do corpo. A gente só consegue mudar aquilo que conhece e entende!

Nutrição Comportamental

Já a Nutrição Comportamental é uma abordagem sistematizada criada pelo Instituto Nutrição Comportamental em 2014, baseada nos pilares de valorizar o prazer em comer, orientações não prescritivas, educar sobre as consequências das dietas restritivas, promover o comer que considera emoção, situação e contexto sociocultural e considera os sinais de fome, saciedade e satisfação.

Tudo isso, através da inclusão numa abordagem biopsicossocial (ou seja, vai além da biologia), onde todos os alimentos podem ter espaço num conceito de saúde que depende de comportamentos saudáveis como um todo, além de um alimento ou refeição isolados, por exemplo.

Assim, quem fez a Formação do Instituto pode dizer que, além de trabalhar com a abordagem comportamental, é um Nutricionista Comportamental

nutrição comportamental
Terapia nutricional

Por trabalhar com a abordagem comportamental e ser certificada pelo Instituto Nutrição Comportamental, além de ser nutricionista, sou terapeuta nutricional (saiba mais sobre a minha formação clicando aqui).

Isso quer dizer que, mais que uma prescritora de dietas, sou uma guia, uma facilitadora do processo de mudança, que é protagonizado pelo paciente.

Por isso, foco não está apenas em o que ou quanto se come, mas sim em:

  • como e porque come
  • o que sente e pensa em relação à comida
  • facilitar a mudança de comportamento alimentar
  • criar um plano de ação individualizado que evolui com o acompanhamento do paciente
  • encorajar possibilidades enquanto descobrimos soluções e estratégias juntos
Parte nutricional e tratamento de doenças

Até aqui, te falei bastante sobre os aspectos sociais, culturais e psicológicos relacionados com a alimentação, né?

Você pode estar se perguntando “e onde está a parte do cuidado nutricional?“, especialmente se tiver interesse no tratamento de questões como diabetes, obesidade, problemas cardíacos, alterações em exames de sangue e outras condições que exigem o cuidado com a alimentação.

A resposta é que os cuidados nutricionais com certeza irão existir! Com orientação, contexto e estratégias para aplicar na prática, de forma individualizada. Isso faz com que as mudanças sejam verdadeiramente possíveis!

Para algumas pessoas, vai fazer sentido ter metas específicas e orientações alimentares mais abertas, com sugestões. Para outras, o ideal será uma conduta mais diretiva. Mas sempre com respeito, acolhimento e gentileza, sem julgamentos ou restrições desnecessárias.

E o principal: tudo é construído em conjunto com o paciente! Ou seja: sem o risco de viver aquela situação clássica de receber um planejamento totalmente restrito e cheio de alimentos que você não consome.

 

Deu pra ver que essa é uma abordagem super completa que veio para ficar e facilitar – e muito – o processo de mudança, né?

Quer cuidar da sua alimentação com a Nutrição Comportamental? Clique aqui para conversar comigo e entender o melhor modelo de consultas e horários para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *